quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SIEFMA - 7ª e 8ª série

Realizou-se no dia 23 de Setembro/2010 o  SIEFMA (Simulado do Ensino Fundamental de Marabá). A aplicação da avaliação tem como foco estudantes do 1º e 2º ano do 2º ciclo (3ª e 4ª série) e do 8º e 9º ano (7ª e  8ª série). O objetivo da aplicação do simulado é verificar o nível dos alunos e detectar as principais dificuldades desses dois segmentos da educação. A partir desse parâmetro, as escolas poderão focalizar um trabalho focalizado nas necessidades de seus alunos.O SIEFMA será também uma preparação para a Prova Brasil, que será aplicada pelo Ministério da Educação e avalia as escolas de todo o País.


Alunos de 7ª e 8ª série

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Poemas

Segue abaixo alguns poemas de autoria de nossos alunos em homenagem a escola.



A escola Pedro Cavalcante


A escola Pedro Cavalcante

Têm muitos estudantes


É onde eu aprendi a ler e escrever

Junto com você

Aqui nesta escola


Tem muito valor para as crianças

Aprender a ler

Eu vim para cá e já aprendi a escrever


Eu vou para o escola

Todos os dias

Minha escola querida

Estrela que brilha noite e dia.

                               Autora: Carliane



Minha escola

Eu tenho orgulho e prazer
De estudar em você
Quando eu chego em você
Meu coração enche de prazer

Eu sempre vou sentir
Orgulho de você, pois nunca
Houve outra escola como você

É uma escola tão bela
Que eu gosto de estudar

Pedro Cavalcante
Foi você que me ensinou
Tudo que eu sei

Por isso presto essa
Homenagem a você
Hoje minha escola amada.
                                 Autora: Eduarda  

A escola

Essa escola é muito boa
A aprendizagem é bastante

Aqui tem brincadeira
E muita animação
Tem muita correria
Na hora da recreação

Aqui tem pastel
Doce enroladinho
Tem também um chop bem geladinho
Só falta mesmo o cremosinho

As professoras têm qualidade
No ensino tem sempre uma novidade 
Na explicação é tudo verdade
No final do ano
Elas falam com sinceridade.
                                    Autora: Bruna Marciele Vilhena 


Minha escola

Essa é minha escola
É muito legal
E tem muitos alunos

Aqui é só alegria
Tem as professoras
Que são bonitas e divertidas
Elas tem muito bom astral

A escola é um lugar
Onde se aprende quase tudo
Aprende-se muitas coisas
Só não aprende a roubar

Na escola tem crianças
Que brincam pra valer
Mas tem as professoras
Que não gostam de correr.
                                    Autor: Dário Oliveira da Silva

 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Papel do Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional

Afinal, quais são as funções de um Coordenador Pedagógico? E de um Orientador Educacional?


O Coordenador Pedagógico como transformador

O Coordenador Pedagógico deve estar atento à transformação de atitudes da comunidade escola, promovendo a análise e a vivência nas relações escolares. Como agente de transformação da prática pedagógica, o Coordenador Pedagógico precisa estar aberto a transformar-se continuamente, a partir das considerações reflexivas e do feedback dos demais atores da Unidade Escolar.

O Papel do Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino

Atribuições

São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:

  • Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e

execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma

participativa e cooperativa;

  • Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
  • Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
  • Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
  • Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
  • Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
  • Coordenar e acompanhar os horários da Hora Pedagógica (HP), promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
  • Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
  • Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
  • Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
  • Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.


O Papel do Orientador Educacional na Rede Municipal de Ensino

Atribuições:

São atribuições do Orientador Educacional dentro da escola:

  • Participar na organização e execução da proposta pedagógica da escola;
  • Realizar sondagem diagnóstica dos alunos e da turma, para verificar o nível de aproveitamento, registrando o perfil de cada turma e propondo intervenções;
  • Diagnosticar as situações de baixo rendimento dos alunos, fazer levantamento de freqüência, participação; caso necessário, elaborar proposta de intervenção;
  • Cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando na tarefa de compreender o comportamento das turmas e dos alunos em particular;
  • Esclarecer a família quanto às finalidades e funcionamento da escola;
  • Desenvolver trabalho de integração família-escola, sensibilizando os pais a participarem, de maneira mais eficiente e produtiva, da vida escolar de seus filhos;
  • Trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades encontradas, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;
  • Articular programações com outras instituições (igrejas, associações, dentre outras) para aproximar a escola da comunidade;

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dica rápida

Gente, visitem o blog Cultura em Movimento. É um blog interessantíssimo, está sempre atualizado com o que anda acontecendo no meio cultural de nossa cidade. Fica aí a dica!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hora Pedagógica - Setembro 2010

Hora Pedagógica (HP) do mês de Setembro, sob a coordenação da profª Maria de Jesus, que assimiu o cargo recentemente em substituição a profª Arionide Martins.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Cultura Paraense

Setembro/2010 - Os alunos do Ensino Regular, turno noite, realizaram apresentações sobre a cultura paraense, em especial sua culinária e danças típicas.

Açai na tigela! Quem quer???


Danças típicas do Pará.

7 de Setembro - 2010

Este ano, assim como em alguns anos anteriores, desenvolvemos as festividades do 7 de Setembro internamente, ou seja, nas dependências da própria escola.
O diferencial deste ano foi a homenagem que prestamos a nossa escola, com a confecção de maquetes do prédio da escola, durante seus mais de 20 anos de existência. Tivemos também poemas escritos pelos nossos alunos homenageando a história da escola.
Escola: Espaço de convivência e conquista.
EMEF Pedro Cavalcante antes e depois.A vice-diretora Elisabete dos Santos falando algumas palavras
sobre a Independência do Brasil
Alunos recitando poesias em homenagem à escola.
Maquete da escola - ano de 1985

Maquete da escola - ano de 1998


Maquete da escola - Atualmente


Vice-diretora Elisabete dos Santos, Orientadora Educacional Joelma Oliveira
e a Diretora Núbia Rodrigues.

E finalizando tudo com um lanche para os alunos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Murais - Datas Comemorativas

7 de Setembro - Independência do Brasil

Fotos de murais confeccionados pela escola em alusão a datas comemorativas...

Aniversário de Marabá
Páscoa
Dia Internacional da Mulher
Carnaval
Dias das Mães