A ORIGEM DE MARABÁ
O município de Baião, primitivamente grande, extensão territorial que se desdobrou em quatro municípios: Baião, Marabá, São João do Araguaia e Conceição do Araguaia.
A origem de Marabá foi a existência de um núcleo agrícola que se instalou na margem esquerda do rio Tocantins, contratado por Carlos Leitão e, como não teve vida própria, alguns moradores abandonaram o local, transferindo-se para a colônia militar de São João do Araguaia. Outra parte formou um novo estabelecimento, em agosto de 1895. Até a sua data de criação, por meio da Lei nº 1.278, de 27 de fevereiro de 1913, os habitantes viveram na luta pela sobrevivência, inclusive política, quando ocorreu sua instalação.
Por meio do Decreto nº 3.220, de 4 de maio de 1917, o município obteve uma forma definida de limites que, graças aos esforços de Leandro Tocantins, então delegado do Município, os ampliou em Belém. A Lei nº 2.116, de 3 de novembro de 1922, extinguiu o Município de São João do Araguaia e anexou-lhe o território de Marabá, cuja sede foi elevada à condição de cidade pela Lei nº 2.207, de 27 de outubro de 1923. O Decreto nº 287, de 13 de abril de 1931, muda para Lago Vermelho a sede do Município de Marabá, pela impossibilidade da permanência da sede da Prefeitura, no lugar onde se encontrava, sujeita a periódicas enchentes do rio Tocantins.
A Lei nº 8, de 31 de outubro de 1935, enumera Marabá, subdividindo-o em 5 distritos: Marabá (sede), Itupiranga, Jacundá, Santa Isabel e São João da Ponta, o que não ocorreu com o Decreto Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938. Em quadro anexo à Lei, o Município figura com apenas 3 distritos: Marabá, São João da Ponta e Santa Isabel e, em cumprimento ao Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, Marabá abrangia os distritos de Itupiranga e Jacundá, recém-criados. Essa divisão permaneceu pelo Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943.
Marabá perdeu os distritos de Itupiranga e Jacundá, para constituir o Município de Itupiranga, pela Lei nº 62, de 31 de dezembro de 1947, cuja instalação ocorreu em 1948. A Lei nº 158, de 31 de dezembro de 1948, que altera a última, manteve a criação do Município de Itupiranga, tendo Marabá ficado despojado dessa área.
Com a emancipação municipal de São João do Araguaia, pela Lei nº 2.460, de 28 de dezembro de 1961, perde-se a área para constituição desse Município. Em 1988, foi criado o Município de Curionópolis, com área desmembrada de Marabá, segundo Lei nº 5.444, de 10 de maio. Após sofrer várias anexações e desmembramentos, o Município possui, atualmente, um distrito que lhe dá o nome.
Significado do Nome
Sua denominação é atribuída a Francisco Coelho da Silva e é um termo tupi, segundo Theodoro Sampaio, que significa “filho de francês com mulher índia”. O seu primeiro prefeito foi Antônio da Rocha Maia.
Aniversário da Cidade
05 de Abril
CARACTERÍSTICAS
Clima
Quente e úmido
Temperatura Média
28° C
COMO CHEGAR
Partindo de Belém: PA-150 e avião
Localização
Município do Sul do Estado do Pará
Limites
São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga e Novo Repartimento.
Acesso Rodoviário
440 km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Rio Itacaiúnas
Rio que nasce na Serra da Seringa, Estado do Pará, e é formado pela juinção de dois rios, o da Águas Preta e o Azul. Desemboca na margem esquerda do Rio Tocantins, próximos a cidade de Marabá
Rio Tocantins
É um dos maios importantes rios do Brasil e, junto com o Rio Araguaia, forma a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro com uma área superior a 800.000 Km²
Rio Aquiri
Afluente do Rio Itacaiúnas
Praia do Geladinho
Praia do Rio Tocantins que aparece na época da seca
Praia do Tucunaré
Praia do Rio Tocantins que aparece na época da seca, possui águas limpas. É a mais frequentada pela população.
Praia do Meio
Praia do Rio Tocantins que aparece na época seca
Praça do Pescador
Praça à beira do Rio Tocantins, abriga diversos bares
Praçã Osório Pinheiro
Praça à beira do Roi Tocantins, abriga diversos bares
Nenhum comentário:
Postar um comentário